
Ao longo da vida, existem situações, dificuldades, pessoas e obstáculos idênticos que vão surgindo até que os consigamos ultrapassar. Parece que nos são colocados até que aprendamos a lição e os consigamos digerir.
Dizem que a vida é uma escola e andamos cá para aprender e melhorar, a cada dia. Existem matérias mais fáceis para uns e mais difíceis para outros.
Podemos, também, compará-la a um jogo. Temos de saltar buracos, contornar obstáculos, fugir de precipícios, desviarmo-nos de projéteis, inimigos e continuar a andar, tentando não perder energia nem vidas. Mas nem sempre passamos para outro nível logo à primeira; vamos tentando e aprendendo.
Pelo caminho, temos também bónus, prémios e outras alegrias que nos vão dando energia e força para continuar.
Às vezes, demoramos meses, e até anos para passar de nível. Nem sempre é fácil ultrapassarmos certas situações, mas o jogo da vida está lá, não para. Podemos desistir ou ir aprendendo até subir de patamar. Cada nível tem as suas dificuldades, mas à medida que os vamos passando, vamos ficando mais fortes.
Por vezes, quando perdemos as vidas todas, e já esgotámos todas as tentativas, temos de saber esperar. Podem ser horas, dias. Saber parar, descansar ou afastarmo-nos é importante. Depois, voltaremos à carga mais recuperados, mais ágeis, de cabeça fresca.
O jogo já está criado. Aquilo que queremos alcançar já existe na nossa cabeça, está feito. Apenas temos de continuar, com esse foco, dedicação, persistência e ir, cada um no seu tempo, subindo de nível.
Não desista, não se martirize com o que passou, aprenda com os erros e continue em frente.
Afinal, quem é que tem o comando?