
Sonhar é… Fantástico e misterioso!
Os cenários que surgem podem ser os mais banais e conhecidos ou lugares onde nunca estivemos. Podem ser espaços lindos ou tenebrosos.
As personagens podem não ter rosto nem roupas definidas ou lembrarmo-nos de todos os pormenores como o tamanho, cor e formato dos dentes, da boca, dos olhos, do cabelo e o que tinham vestido.
Podem ser pessoas que conhecemos ou outras que surgem apenas ali.
Já me aconteceu sonhar com pessoas que conheci em tempos, que nunca mais vi nem falei, nem me lembrava da sua existência, e, não sei como nem porquê, aparecem dentro do meu sonho.
Podem ser situações normais e possíveis como estar a comprar água num café, como podem ser autênticos filmes do Indiana Jones. Posso estar à noite no meio de um motim a tentar salvar a vida, ou a fugir de uma sentença de morte com os meus filhos… e podia continuar por aí afora.
O motivo pode ser uma notícia que ouvi no telejornal da noite, a reportagem que estive a ver, o livro que ando a ler ou algo que me aconteceu durante o dia.
Cidades, aeroportos, viagens, praias, montanhas… qualquer lugar pode entrar nos nossos sonhos. Exatamente como nos livros! Qualquer situação, personagem, história e lugar pode ser fictício, real, inventado ou uma grande mistura de tudo.
Não conseguimos separar a pessoa que somos agora, os anos que vivemos, as experiências que tivemos, as histórias que passámos, as que ouvimos contar e o nosso quotidiano. Coexistem juntas, no consciente e no subconsciente.
Talvez por sonhar tanto, tive de me tornar escritora. Foi uma escolha que já existia no inconsciente e teve de passar para a realidade e materializar-se. Não foi uma escolha consciente, sinto, antes, que a escrita me escolheu a mim.
Pingback: – Sonhar… | DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES