
Algumas pessoas dizem: “eu nasci assim, vou ser sempre assim, vou morrer assim.”
Acho isto demasiado limitativo.
Até em relação à religião ouve-se o mesmo: “os meus pais eram católicos e eu nasci católico.”
E pronto! Parece uma sentença que não há como fugir. Quer se goste ou não parece que está no ADN, mas não está.
Cada um de nós é um ser único, individual e com capacidades próprias de decisão. Esse livre arbítrio, que todos temos, permite-nos mudar a direção da nossa vida, se quisermos.
Nada me impede de largar tudo, apanhar um avião, um comboio ou ir a pé para um lugar qualquer e viver como puder. Nada me impede de me despedir, se realmente quiser. Ah e as contas? Nada me impede de não as pagar.
As consequências dos nossos atos, das nossas escolhas, claro que virão. Assim como vêm se eu decidir ficar a vida toda no mesmo lugar, com a mesma mentalidade de “nasci assim, vou morrer assim.”
Se assim fosse, não existiam pessoas pobres que se tornaram ricas e bem sucedidas. Por exemplo: o tão bem conhecido Cristiano Ronaldo. Se ele tivesse ficado agarrado à crença do “nasci aqui, sou pobre, o meu pai é alcoólico e eu vou ser igual…” não era o sucesso que é.
Portanto, não nos limitemos; não coloquemos barreiras que impedem o crescimento. Nada nem ninguém nos pode bloquear, só nós mesmos!
Pare de dizer que é assim e vai ser sempre assim. Se quiser mudar, evoluir, aprender e sair do lugar, basta querer. “Querer é poder!”
E nós temos esse poder dentro de nós, só temos de sair do papel de vítimas, de condenados e resignados, e lutar pelo que queremos.
Bom fim de semana 🌻